X
Assinatura de Newsletter

VEJA COMO CONSEGUIR MELHORES PONTUAçõES NO SAMU COM O AUMENTO DE TíTULO

Você sabia que conseguir melhores pontuações no SAMU pode ser possível quando se investe no aumento de títulos?

Veja como conseguir melhores pontuações no SAMU com o aumento de título

Pois é, o artigo 37 da Constituição Federal dispõe sobre o caráter de avaliação dos concursos públicos e especifica que pode ser constituído tanto de provas quanto de provas e títulos.

Isso quer dizer que além da avaliação tradicional onde são testados os conhecimentos do candidato, os concursos podem se valer da avaliação de títulos, para buscar os candidatos que melhor se encaixam no perfil de profissional desejado.

Dessa forma, a avaliação de títulos pode parecer um teste a mais, mas se explorada com inteligência, pode contar como um recurso extra para se alcançar a aprovação.

Como funciona a avaliação de títulos?

A avaliação de títulos é feita com base na lista de méritos apresentada pelo candidato. Em algumas modalidades e cargos, são listadas como títulos

         Graduações na área da função.

         Especializações como doutorado ou mestrado.

         Cursos relacionados à função

         Livros ou artigos publicados

         Experiência na área 

Com base nessas informações, a banca avaliadora pode então classificar os candidatos aprovados, colocando nas primeiras posições os que somaram mais pontos entre prova e títulos.

Isso quer dizer que, caso um candidato não tenha se saído muito bem na prova convencional, o aumento dos títulos pode ajudá-lo a se classificar melhor ou vice versa.

A avaliação de títulos tem caráter eliminatório?

Outra dúvida comum dos concurseiros é sobre se a análise dos títulos pode causar a eliminação de um candidato.

Bem, outro ponto a favor da política de avaliação de títulos é que ela não possui esse tipo de poder, ou seja, não tem caráter eliminatório.

Isso quer dizer que a avaliação de títulos pode apenas classificar os candidatos, ou seja, essa fase serve para reorganizar a colocação dos candidatos que já foram aprovados.

Dessa forma, os que dispõe de mais pontos em títulos serão classificados como os primeiros da lista, e é ilegal a eliminação de candidatos em fase de avaliação de título.

Isso porque o Supremo Tribunal Federal entende que: Os concursos devem garantir a acessibilidade de todo cidadão aos cargos públicos e essa é a melhor forma de garantir esse acesso e sendo assim, com os títulos se pode ganhar pontos, mas não se perde os pontos adquiridos na prova.

Como conseguir mais pontos com o aumento de títulos?

Para saber isso, deve-se entender que a avaliação de títulos é a uma forma de o órgão especificar exatamente qual tipo de candidato deve ocupar determinada vaga.

Dessa forma, a o concurso fornece mais pontos aos candidatos que melhor se adequarem a esse perfil.

Isso quer dizer que, quanto mais qualificação tiver dentro da área concorrida, mais chances terá o candidato.

Então fica mais fácil corresponder a vaga e realizar o trabalho específico para o qual ela se destina. A seguir, veja alguns cursos que são uma verdadeira ponte para as primeiras colocações: 

         Atendimento Pré Hospitalar ao Politraumatizado

         Curso de Suporte de vida

         Curso de suporte avançado de vida em pediatria - PALS

         Capacitação e atualização em Urgência e Emergência

         Ventilação Mecânica

         Curso de Emergências cardiológicas

         Experiência comprovada na área

Investir nesses títulos podem ajudar você a obter uma pontuação mais positiva e assim sair na frente somando à nota final da sua prova, e garantindo uma melhor posição na classificação.

Foco é essencial

Mas lembre-se que muitas pessoas se perguntam como conseguir melhores pontuações no SAMU com o aumento de títulos, então a correria para conseguir qualificação dentro da área é intensa.

Por isso é interessante que se saiba explorar exatamente as exigências da função concorrida e assim, preencher todos os requisitos com atenção a cada um deles, afinal é melhor apresentar perícia e dedicação a sua especialidade do que atirar em todas as direções, esperando acertar um único alvo.

Afinal, a estratégia de alcançar melhores pontuações funciona, mas precisa ser feita com planejamento.

Por isso, lembre-se: Aumentar os títulos significa entender as exigências da função para o qual se está concorrendo e assim, atender a essa demanda investindo em especializações que tenham relação com as exigências da função.        

A importância de conhecer bem o edital

Cada concurso tem suas próprias regras e por isso, é muito importante ler o edital completamente. Fazendo isso, o candidato pode se atualizar sobre alguma mudança no protocolo das inscrições, saber especificamente a quantidade de pontos que vale cada um dos seus títulos e ainda saber mais sobre as metodologias de apresentação dos aprovados.

O edital é como se fosse uma lei que regerá todas as ações dentro do concurso.

Tanto para avaliação, quanto para os procedimentos gerais de inscrição.  Isso quer dizer que é no edital que ficam estabelecidas as regras de avaliação que serão usadas para definir a lista de aprovados e é lá, na seção “Títulos” que o candidato encontrará valiosas informações para se posicionar melhor nos resultados finais. Por isso, fique atento:

         Leia na íntegra o edital do concurso e não deixe de separar toda a documentação que comprove os títulos.

         Caso não possua esses documentos no momento da inscrição, lembre-se de providenciá-los o quanto antes.

         Também é possível se especializar enquanto os resultados finais ainda não saíram.       

         Use o edital dos anos anteriores para ter uma noção mais próxima das exigências estabelecidas pelo órgão.

         Outra forma de potencializar os títulos é claro, é fazer uma excelente prova.

         Alguns órgãos chegam a dar uma gratificação a mais após a aprovação caso o candidato tenha uma segunda faculdade na área, por exemplo. Isso significa salário mais alto e satisfação garantida.        

E para ficar sempre por dentro das novidades que ajudam você a obter os melhores resultados, acesse a nossa plataforma e se cadastre para receber primeiro todas as nossas atualizações.


Deixe seu comentário