X
Assinatura de Newsletter
Minhas Compras
Você incluiu um curso ao carrinho. O que deseja fazer agora?
Trocar de Curso! Fechar Compra!

QUE CURSO EU ESCOLHO PRIMEIRO PARA REALIZAR QUANDO ME FORMAR EM TéCNICO DE ENFERMAGEM?

Quer saber mais sobre as opções disponíveis e interessantes em nível técnico? O mercado de trabalho na área da saúde demanda muito mais do que profissionais capacitados. Hoje os maiores hospitais e as melhores oportunidades são voltadas para os candidatos que, além da qualificação, buscaram também uma especialização que atenda as demandas dessas organizações.

Que curso eu escolho primeiro para realizar quando me formar em técnico de enfermagem?

Ciente disso, a primeira dúvida de quem acaba de se formar como técnico de enfermagem é: Que curso fazer agora?

Mas para entender um pouco mais sobre como escolher a sua área de especialização, vamos conversar sobre as possibilidades que o mercado oferece.

Registros no Coren

Segundo as regras vigentes para o segmento de saúde, um profissional pode ter até dois registros no Coren. Isso quer dizer que ele pode atuar em duas funções diferentes sem problemas.

Sendo assim é interessante explorar essa possibilidade para potencializar os seus ganhos, mas mais importante do que isso, levar em conta as suas expectativas para a profissão aliando-as as necessidades do mercado é a melhor estratégia para sair na frente e alcançar a vaga dos sonhos. Veja a seguir:

Especialização em nível técnico: O que você quer e o que o mercado precisa.

Boa parte das pessoas que buscam realizar o curso de técnico em enfermagem, estão em busca de uma profissão com melhor remuneração, condições de trabalho e empregabilidade. E a parte boa é que no Brasil, todas essas expectativas são sanadas quando da formação.

Hoje pode-se dizer que o setor de saúde é o que mais contrata profissionais em todo o país e a demanda não para de crescer, inclusive apresentando tendências de evolução no número de vagas também para os próximos anos.

Mas além de muitas vagas, o mercado de trabalho na área de saúde guarda também expectativas para os profissionais que contrata.

Veja a seguir algumas delas:

         Responsabilidade

         Interesse

         Engajamento

Parece básico, mas essas três palavras significam muito mais do que dedicação. Isso quer dizer que não basta ser um bom técnico em enfermagem para ser contratado. É preciso realizar o seu trabalho com responsabilidade e empatia, gostar do que faz e buscar novos conhecimentos dentro da área de atuação.

É nessa fase que o profissional de saúde deve saber um pouco mais sobre si mesmo e sobre as próprias aptidões, para escolher uma especialização que possibilite a ele atuar com prazer no que faz.

Pois é, amar o que faz tem muita importância nesse segmento, por isso, veja a seguir algumas das possíveis áreas de especialização e descubra qual delas tem mais a ver com você.

Alto nível de empregabilidade e salários atraentes:

Há muitas opções de cursos de especialização e é importante frisar que todos garantem excelente remuneração e também apresentam maiores chances de contratação.

         Especialização em pediatria e neonatologia : A especialização em pediatria e neonatologia para enfermeiros, é o curso que prepara o profissional para uma atuação mais eficaz nos aspectos de promoção prevenção e  reabilitação a saúde do bebê. Esse tipo de especialização é interessante para quem almeja uma carga horária mais tranquila em um dos setores que mais apresentam demanda de contratação.

         Especialização em Urgência e emergência As especializações em Urgência e emergência são diferenciais importantíssimos no currículo de todo profissional de enfermagem. Essa qualificação garante que o candidato seja visto como tendo um atributo a mais, que somará positivamente para a sua rotina de atuação dentro do hospital

         Especialização em enfermagem do trabalho A enfermagem do trabalho é uma área para quem busca um ambiente de atuação mais tranquilo que um hospital, porém com igual responsabilidade. O segmento está sedento por novos profissionais especializados e a remuneração é bastante interessante.

         Oncologia

O curso de especialização em oncologia prepara o profissional para atuar nos cuidados com pacientes com câncer. É interessante avaliar se há demanda do segmento na sua região e como o mercado de trabalho oferece vagas na sua cidade.

         Enfermagem do trabalho

O profissional técnico de enfermagem, especializado em enfermagem do trabalho atua cuidando da saúde dos profissionais dentro das empresas. O mercado é vasto, os salários interessantes, mas o ambiente é bastante diverso do encontrado no hospital, por isso pode ser interessante conversar com quem atua na área, sobre tudo caso o candidato esteja habituado e adaptado a rotina hospitalar.

         Especialização em Unidades de terapia intensiva

Os profissionais que atuam em unidades de terapia intensiva, precisam atender a exigência legal de possuir a capacitação para prestar uma assistência de qualidade aos pacientes considerados graves. Os enfermeiros que investem nessa especialização já partem para o mercado e trabalho prontos para suprir essa necessidade.

         Especialização em instrumentação cirúrgica

O instrumentador cirúrgico é o profissional responsável pela montagem da mesa de instrumentação e também da mesa de Mayo ou mesa cirúrgica.  Os segmentos dentro da área são muitos e o instrumentador pode rumar pelo caminho que mais se identifica. Os salários variam igualmente e há grande demanda por profissionais do setor tanto no setor público quanto no privado.

Cursos livres

E há também as opções de especialização através dos chamados cursos livres. Os cursos livres são segmentos em que os profissionais interessados não precisam de nível técnico para ingressar na área. Por exemplo podemos citar as funções de cuidador de idosos ou socorristas.

Esses cursos são interessantes tanto como especialização quanto como primeira qualificação para ingresso na área da saúde. São setores interessantes pela empregabilidade, mas os salários variam de acordo com a região e é claro, a empresa contratante.

Essas especializações contam a favor do técnico de enfermagem quando o profissional manifesta interesse em atuar especificamente nessas áreas e é importante ressaltar que cada vez mais esse tipo de interesse agiliza a contratação pelo mercado de trabalho. 

Para saber mais sobre como alavancar a sua carreira na área da saúde ou se restou alguma dúvida a respeito do assunto, consulte os nossos especialista e esclareça suas dúvidas com quem mais entende do assunto.


Deixe seu comentário