X
Assinatura de Newsletter

QUATRO PONTOS IMPORTANTES PARA SE TORNAR UM BOM PROFISSIONAL NA áREA DE SAúDE

Recentemente, um estudo do IPEA avaliou que as profissões relacionadas a área da saúde são as que geram mais empregos em todas as regiões do país. Mas ainda de acordo com os últimos levantamentos, ingressar na área de saúde tem sido uma forma não só de driblar desemprego adotando uma carreira com alta empregabilidade, como também de garantir um escalada significativa numa carreira que oferece boas possibilidades de crescimento e salário.

Quatro Pontos importantes para se tornar um bom profissional na área de saúde

Em consequência disso a massa de pessoas que toma a decisão de ingressar como profissional de saúde tem sido cada vez maior e assim, sai na frente que melhor se especializa.

Hoje, acima de tudo, um bom profissional na área de saúde precisa estar comprometido com a qualidade do seu atendimento e com as atualizações de constantes de seus conhecimentos.

Veja a seguir 4 pontos importantes para se tornar um bom profissional na área de saúde:

1- Esteja preparado para estudar sempre.

Há alguns séculos atrás, as enfermeiras aprendiam as técnicas na prática, diante do paciente, recebendo lições oralmente, direto de quem já atuava na arte de cuidar.

Hoje as coisas mudaram e os avanços tecnológicos acontecem tão rapidamente que muitas vezes as atualizações precisam acontecer mais do que uma vez ao ano. A estrutura é melhor do que a usada no passado e é capaz de formar profissionais altamente qualificados, afinal de contas, quando o assunto é a área da saúde, estudar e se reciclar com qualidade sempre é essencial.

É preciso estar pronto para crises como as de dengue, por exemplo, porque essas epidemias exigem que os profissionais adquiram novos conhecimentos e adotem diferentes estratégias de manejo, sendo assim, o primeiro ponto para se tornar um bom profissional de saúde é : Se disponha sempre a aprender coisas novas e pesquise incansavelmente.

2- Cuide de si mesmo.

Por incrível que pareça os profissionais da área tendem a se preocupar muito mais com a saúde dos seus pacientes do que a de si mesmos. Dessa forma é frequente encontrar médicos e enfermeiros que se esquecem de usar corretamente os EPIs deixando de lado as luvas, máscaras e por vezes até o jaleco. Um bom profissional de saúde merece cuidado, por isso, lembre-se de você. Outra forma de se preocupar com o seu bem estar é evitar os picos de estresse.

Frequentemente profissionais de saúde se queixam com dores de cabeça constante, lombalgias, distúrbios do sono e outros sintomas de estresse, resultado da carga horária exaustiva e por vezes até da jornada dupla.

Lembre-se: Um bom profissional precisa entender que deve estar bem antes de atender ao paciente. Cuidar de si mesmo previne o agravamento do quadro de estresse e até a exaustão, e garante um atendimento ao paciente com mais qualidade.

3 – Especialize-se

Se especializar dentro das áreas de demanda do sistema de saúde, faz com que o currículo de um profissional salte aos olhos do contratante.

Um profissional engajado, disposto a se atualizar dentro das novas tecnologias encontra mais espaço no mercado de trabalho e conquista salários melhores, o que permite uma carga horária mais leve.

4 – Não tenha medo da responsabilidade

A área da saúde muitas vezes envolve responsabilidades que podem assustar, mas não se preocupe. Prepare-se para estar pronto quando essas responsabilidades vierem e aceite-as com seriedade. Estar responsável por todo um setor pode parecer realmente estarrecedor no início, mas a medida em que se habitua a esse tipo de gestão, o bom profissional de saúde se torna uma referência.

Seis dicas para uma carreira de sucesso

A carreira na área da saúde pode ser promissora e recebe de portas abertas quem se dedica na arte cuidar. Mas assim como todos os trabalhos que lidam com o público, o setor exige jogo de cintura para driblar as adversidades do dia e colocar o profissionalismo acima de tudo.

Por isso, veja a seguir outras dicas de como se sair bem e galgar novos degraus na sua carreira na área de saúde:

1 – Conheça novas oportunidades

Não se satisfaça com pouco. Busque novas oportunidades e sempre se disponha aos concursos e testes para subir de posição. A ambição por um novo cargo ou um salário melhor é um impulsionador positivo que motivará a ser um profissional cada vez melhor.

2 – Disponha-se

Tenha iniciativa para melhorar algo que precisa receber atenção. O cuidado e a empatia são a alma das profissões no setor de saúde, por isso seja proativo e tenha empatia.

3 – Não tenha medo das críticas

Não espere que todas as pessoas entendam a sua escolha pela carreira na área da saúde. Ainda que outros não enxerguem os benefícios do setor ou que desconheçam os dados positivos que as pesquisas mostram sobre a empregabilidade e ganhos que a área oferece, permaneça firme na sua decisão, afinal, as pesquisas são reais e a carreira na área de saúde é recompensadora de inúmeras formas.

4 – Saiba interagir em grupo

Saber trabalhar em equipe possibilita a troca de conhecimentos e agrega valor ao tralho de todos os indivíduos. Dessa forma, uma equipe unida possibilita resultados mais satisfatórios na prática.

Além disso, agindo bem em equipe, é mais fácil expandir a sua rede de contatos conhecendo pessoas que podem ajudar você a alcançar os degraus mais elevados. 

5 – Tenha uma postura profissional

Você sabia que boa parte das demissões são causadas pelo mau comportamento de profissionais? Pois é, seja cordial e saiba respeitar as hierarquias.

6 – Pergunte

Não tenha medo de fazer algum questionamento a respeito das medicações e procedimentos. Caso desconheça algum medicamento ou perceba dosagens muito diferentes, pergunte. Além de agregar conhecimento, essa atitude evita a ocorrência de erros.

E para saber mais sobre como se tornar um profissional cada vez melhor, siga a nossa plataforma e receba todas as nossas notificações com conteúdo informativo e atualizado sobre as novidades da arte de cuidar.


Deixe seu comentário