X
Assinatura de Newsletter

PROCEDIMENTOS BáSICOS PARA UMA BOA QUALIFICAçãO PROFISSIONAL NA áREA DA SAúDE

Fortalecer a formação dos profissionais na área da saúde, é uma das diretrizes que garantem um atendimento mais humanizado. Mas uma boa qualificação profissional na área da saúde também significa mais preparo, mais engajamento e é claro uma maior remuneração.

Procedimentos básicos para uma boa qualificação profissional na área da saúde

Por isso, as especializações e atualizações no setor são constantes, e nessa busca ganha a organização de saúde, o profissional e é claro, o paciente também.

Mas você sabe quais são os procedimentos básicos para se garantir uma boa qualificação profissional na área da saúde?

O que caracteriza uma boa qualificação profissional na área da saúde?

As grades pedagógicas de qualificação em saúde são focadas na demanda do sistema único de saúde, SUS.

Dessa forma, os cursos podem criar processos que tenham como foco a qualidade no atendimento de acordo com a necessidade do cidadão. Por isso, quando se fala em boa qualificação profissional na área da saúde, deve-se ter em mente que atentar para a demanda se trata de uma estratégia inteligente e também inevitável.

Com isso o primeiro ponto que pode ser apresentado é:

Maior empregabilidade.

Uma qualificação pensada nas necessidades do sistema de saúde garante maior empregabilidade além de permitir que na prática o profissional tenha a bagagem de conhecimentos necessários para exercer o atendimento com plenitude.

Mas além de uma pesquisa a respeito da demanda na sua região, veja outros procedimentos para uma boa qualificação profissional em saúde:        

         Conheça os tipos de apoio oferecidos pelo MEC

Em alguns cursos o aluno pode ter o apoio do MEC. Pesquise se esse amparo está disponível para a modalidade que você deseja.

         Atualizar os seus conhecimentos.

A boa qualificação profissional em saúde não é feita somente de novos títulos. Atualize-se constantemente para se colocar a frente na hora de pleitear uma nova colocação ou vaga.

         Valorizar as suas competências e habilidades

Explorar suas próprias aptidões também é um diferencial. Entenda os seus pontos fortes e use a sua paixão a seu favor. Além de garantir uma melhor qualificação profissional, este caminho permite que se trabalhe sob menor pressão e estresse.

O que afasta os profissionais da boa qualificação na área de saúde?

Infelizmente nem todos os trabalhadores da saúde conseguem se atualizar com a frequência que gostariam. A dificuldade de acesso aos cursos ou mesmo a falta de tempo desmotiva esses profissionais que chegam a estagnar suas buscas por especialização, causando prejuízo não só para si mesmos, como também para as instituições de saúde.

Essa triste realidade ocorre principalmente pelos seguintes motivos:

         Jornada dupla

         Dificuldade de acesso ao ensino (distribuição dos cursos)

         Baixos salários

         Estresse

É por isso que a humanização no atendimento depende também do foco em valorização do trabalhador, afinal de contas são os profissionais de saúde que levam esse importante direito a todos os municípios do Brasil.

A especialização no Brasil     

Segundo um levantamento recente, os profissionais que mais procuram especialização através de graduação e doutorada são principalmente:

         Setor Médico.

         Enfermagem.

         Em seguida outras categorias aparecem na lista como as mais interessadas nesse tipo de qualificação:

         Nutricionistas.

         Psicólogos.

         Terapeutas.

         Odontólogos.

Para se ter uma ideia, no Brasil funcionam cerca de 280 cursos de medicina em todo, enquanto que outros cursos como enfermagem e psicologia podem ser mais facilmente encontrados, mas isso não quer dizer que haja equilíbrio nessa distribuição.

Hoje, quase todos esses cursos ficam concentradas na região sul e sudeste e esse desequilíbrio afeta é claro, os municípios menores e mais carentes em todas as demais regiões.

Com isso a saída tem sido os famosos cursos à distancia, que tem se tornado uma alternativa interessante. E mesmo que as versões EAD só tenham capacidade pedagógica de abranger alguns segmentos, esta modalidades tem colaborado para diminuir esse déficit em alguns setores.

A Postura do SUS

Diante disso o SUS também tem buscado facilitar esse acesso. Afinal, a qualificação de profissionais da saúde não é uma preocupação somente dos profissionais e o maior órgão brasileiro no setor também tem sentido as consequências da falta de profissionais qualificados bem como do ingresso de novos profissionais. E pensando nisso, foi criada a UNA-SUS, a Universidade Aberta do SUS, que oferece dezenas de opções de cursos inteiramente gratuitos, para que os profissionais possam se qualificar visando as demandas da organização, que por sua vez, foram estabelecidas com base nas necessidades da população. A ideia é facilitar o acesso de todos os trabalhadores do setor à ferramentas mais atualizadas além de possibilitar a atualização dessas equipes de modo gratuito e prático. Assim alguns dos cursos oferecidos estão disponíveis também na versão EAD.

A seguir veja alguns dos cursos oferecidos pela UNA-SUS.

         Prevenção e manejo de pacientes oncológicos na APS.

         Malária na atenção básica.

         Saúde da população negra.

         Oftalmologia na atenção básica à saúde.

         Oxigenoterapia e ventilação mecânica em atenção domiciliar (AD16).

         Saúde Mental e cuidado à doenças crônicas não transmissíveis.

         Dengue: Casos cínicos para atualização do manejo.

         Condições clínicas e agravos da saúde frequentes em pessoas idosas.

         Atualização do manejo clínico da influenza.

         Manejo da coinfecção HIV/Tuberculose.

         Hanseníase na atenção básica.

         Violência por parceiro íntimo no contexto familiar.

         Eventos agudos em saúde mental.

         Gestão local de desastres naturais para atenção básica.

         Manejo clínico de Chikungunya. 

Veja mais opções de cursos gratuitos da plataforma do SUS através do link https://www.unasus.gov.br/cursos/busca

E se você pensa em se atualizar e especializar com qualidade, fique sempre atento as nossas novidades, se cadastrando na nossa plataforma para receber todas as atualizações.


Deixe seu comentário