X
Assinatura de Newsletter
Minhas Compras
Você incluiu um curso ao carrinho. O que deseja fazer agora?
Trocar de Curso! Fechar Compra!

COMO ESCOLHER O MELHOR LUGAR PARA SE CAPACITAR?

Decidir ingressar numa nova carreira, com novos ganhos e oportunidades é motivador, mas há outras decisões que também precisam ser tomadas com responsabilidade nesse caminho. A mais importante delas é: Onde se capacitar?

Como escolher o melhor lugar para se capacitar?

Como escolher a melhor instituição de ensino para se preparar para uma rotina que exige tanta responsabilidade?

No Brasil, mais da metade dos jovens que concluem cursos de especialização se sentem despreparados para enfrentar o mercado de trabalho ou mesmo a rotina na sua função. E para evitar que isso ocorra, preste atenção em algumas dicas que garantem uma escolha acertada na hora de dar o pontapé inicial na sua capacitação profissional.

Dividir e comparar.

Fazer uma lista das escolas que oferecem o curso procurado por você e comparar os prós e contras de cada uma delas era complicado há alguns anos atrás.         Antes da internet era preciso dispor de tempo para ligar para cada uma das instituições e até ir pessoalmente a cada uma dessas escolas, conversar fisicamente com o pessoal organizador dos cursos e é claro, tudo isso demorava muito.

Assim, muitas pessoas, exaustas de tanto procurar, ou ingressavam na primeira escola que aparecesse, ou faziam uma busca superficial, correndo o risco de escolher erroneamente.

Hoje, no entanto, com a ajuda da internet escolher o melhor lugar para se fazer uma capacitação está cada vez mais fácil e já é possível realizar buscas detalhadas e profundas em um curto espaço de tempo.

A técnica se chama “Dividir e Comparar” e consiste em repartir o seu processo de escolha em 4 etapas distintas, a saber

         Lista de opções

         Melhores educadores

         Mais acessíveis

         Melhor estruturados

Com “Lista de opções” entende-se que todas as escolas da sua região que oferecem o curso procurado devem ser relacionadas em uma lista. Dessa forma você agiliza a próxima etapa da estratégia, que é conhecer os “Melhores Educadores”.

Melhores educadores

Os nomes dos profissionais que atuam lecionando nessas instituições devem estar disponíveis no site dessas escolas. Caso não estejam, é necessário ligar e perguntar por eles.

Mais acessíveis

Na fase “Mais acessíveis” busca-se não só o preço, mas também deve-se entender quais dessas escolas tem maior acessibilidade física e também a mais completa grade de horários, dando mais facilidade de ingresso ao curso.

Faça-se as seguintes perguntas “Eu consigo chegar a escola nos horários propostos para o curso?” e “Eu consigo acessar o setor de administração da escola com facilidade?” Somente depois de ter essas questões respondidas positivamente compare os preços.

Melhor estrutura

Na quarta e última fase, “Melhor Estruturados “é hora de conhecer as estruturas disponíveis em cada escola de capacitação. Avalie não só as instalações como também os equipamentos disponíveis. Faça perguntas e se possível anote as respostas para ajudar na sua avaliação final. É interessante que as salas possuam equipamentos modernos que facilitem o aprendizado e laboratórios completos para proporcionar uma demonstração fiel da rotina dos profissionais da área escolhida, do contrário o curso pode deixar a desejar quando o assunto é conhecimento prático.

A escolha na prática

Todo esse procedimento pode parecer trabalhoso, mas a organização permite que na prática esse processo se dê muito mais facilmente. Veja:

1 etapa: Conheça os cursos oferecidos através do Google ou liste indicações dos seus amigos e conhecidos que já trabalham na área.

2 etapa: Pesquise sobre os profissionais que lecionam nessas instituições. Eles devem ser altamente capacitados e reconhecidos no segmento em que lecionam, para isso procure saber sobre eles em suas redes sociais, canais no Youtube ou outras empresas em que atuem.

3 Etapa: Fale por e-mail ou telefone para questionar os preços e horários disponíveis.

4 Etapa: Vá a escola. Agora sim é hora de visitar o prédio. É possível que a essa altura, a sua lista de instituições cogitadas tenha diminuído bastante e é por isso que a visita deve ser deixada por último, isso economiza tempo e agiliza muito o processo de escolha.

Converse com ex alunos

Conversar com quem já fez cursos na área e entender seus pontos de vista também ajuda. Caso seja difícil encontrar essas pessoas durante as suas rotinas, procure por elas nas redes sociais.

Encontre grupos no Facebook que estejam relacionados a área escolhida e peça indicações e críticas a respeito das escolas de capacitação. EM fóruns assim é muito construtivo ler as críticas e elogios dos alunos à essas instituições, e usá-las como base para tirar suas próprias conclusões.

O amparo de sites como o “Reclame aqui” também é importante. Lembre-se de que em todas as empresas equívocos acontecem e é possível haver pessoas insatisfeitas em todos os setores. O que importa mesmo é a resposta dada pela instituição e o tempo necessário para a reparação do ocorrido.

O melhor lugar para se capacitar

Tendo feita a escolha do melhor lugar para se capacitar, dê esse importante passo seguro de que a sua avaliação foi feita com todo o cuidado. Isso ajudará a você a se dedicar mais no curso que afinal, é o melhor entre todos os outros cogitados.

Explore tudo o que a escola de capacitação escolhida tem para oferecer a você e não deixe de criar uma boa rede de networking. Essa fase da capacitação é ótima para fazer novos contatos e ingressar com o pé direito nessa nova fase da vida.

E se você deseja receber mais dicas que ajudem a se capacitar e exercer sua nova profissão com mais qualidade e profissionalismo, siga a nossa plataforma e não perca as nossas atualizações.


Deixe seu comentário

WhatsApp - ITR Treinamentos