X
Assinatura de Newsletter

CINCO PASSOS PARA UMA BOA QUALIFICAçãO PROFISSIONAL NA áREA DE SAúDE E SEGURANçA DO TRABALHO

Quem deseja ingressar na área da saúde ou segurança do trabalho, encontra em ambos os segmentos muitas oportunidades de trabalho e salários atraentes.

Cinco passos para uma boa qualificação profissional na área de saúde e segurança do trabalho

De acordo com as pesquisas sobre o mercado de trabalho, a área da saúde é o setor que mais abre vagas para todos os níveis, seguida de perto pelo nicho de segurança do trabalho, que também apresenta excelentes índices de empregabilidade.        Por isso, é importante estar preparado para oferecer boa qualificação profissional e ainda disposição para as atualizações que esses setores exigem.

A seguir veja cinco passos para garantir ter uma boa qualificação profissional e sair na frente na hora de encontrar a sua vaga na área da saúde ou TST:

1 – Descubra o diferencial.

Toda profissão traz uma verdadeira lista de requisitos básicos para que a rotina do atendimento possa ser realizada com plenitude. No entanto, na área da saúde, assim como na segurança do trabalho, existem alguns outros atributos que um profissional pode obter para agregar mais valor ao seu currículo.

Um deles é possuir algo que o diferencie de outros profissionais.

Um curso a mais ou uma especialização que agregue especificamente no manejo diário, na rotina da profissão são as recomendações nesse caso.

Isso quer dizer que não basta colocar mais um curso no seu currículo. É importante investir no curso certo, na opção que mais agregará dentro da função escolhida.

Então para acertar na escolha descubra um diferencial que tenha a ver especificamente com a sua paixão dentro do seguimento e especialize-se em atender as demandas do setor.

Mostrando esse interesse em saber mais e oferecer uma gama maior de possibilidades para a empresa que irá contratá-lo, o seu currículo fica irresistível e o salário muito mais interessante.

2 – Tenha desenvoltura no ambiente digital.

O técnico em segurança no trabalho pode precisar ter conhecimentos em informática para elaborar documentos, gerir treinamentos através de planilhas e etc. Isso nem sempre acontece em todas as empresas, mas obter conhecimentos em informática com a finalidade de estar pronto para caso a necessidade surja, sem dúvidas trata-se de um diferencial a mais para o seu currículo. O empregador entenderá o seu engajamento como uma ferramenta a mais e assim, preferirá possuir um funcionário capaz de realizar essas tarefas com desenvoltura.

3 – Escolha com cuidado.

Escolha uma instituição de ensino capaz de oferecer uma estrutura pedagógica que de fato prepare o profissional para o campo. É muito importante que a escola esteja interessada no sucesso dos seus alunos e para saber sobre isso, converse com pessoas que já tenham realizado cursos na escola cogitada.

É interessante saber também qual a reputação da organização dentro da comunidade de saúde e quem são os professores que ministrarão as aulas.

4 – Busque por si mesmo.

Os conhecimentos adquiridos há algum tempo podem precisar ser revistos.

Quando essa hora chegar, não espere o seu superior exigir de você alguma nova especialização. Uma boa qualificação profissional começa com a sua iniciativa. Por isso, busque se aperfeiçoar e se atualizar por si mesmo e assim, sempre estará pronto para quando uma nova varga surgir com melhores oportunidades de salário.

5 – Organize-se

Investir na sua qualificação profissional pode demandar muito tempo e investimento. Por isso o melhor mesmo é se organizar para não desanimar pelo caminho. Estude oportunidades dentro das suas horas vagas e se necessário, faça uma poupança para conseguir realizar a vista a quitação de alguns cursos. O custo benefício compensa e com organização fica mais fácil encontrar um tempo para realizar a sua qualificação profissional com profissionais capacitados.

Diferenciais na segurança do trabalho

Na carreira de técnico em segurança do trabalho, as funções variam de acordo com as propostas das empresas, por isso, é frequente ver situações onde o TST é responsável pelos treinamentos ou organização de palestras, por exemplo.

Sendo assim, existem alguns diferenciais interessantes para quem deseja ter uma boa qualificação na área, veja:

         Possuir um segundo idioma, como inglês, por exemplo, é uma maneira a mais de ser útil a empresa contratante.

         Curso de oratória, pode não estar necessariamente listado entre as suas qualificações, se não desejar. No entanto, a habilidade ajuda a melhorar a sua apresentação em palestras e consequentemente torna a sua rotina muito mais fácil e seus treinamentos mais produtivos.

         Conheça a defensoria civil da sua cidade. Além de se tratar uma atividade voluntária que agrega ao seu currículo, a defesa civil oferece cursos gratuitos para quem se apresenta para servir voluntariamente. Trabalhos voluntários enriquecem e muito o seu currículo. Dê atenção a esse detalhe tão importante para as empresas.

Diferenciais do profissional de saúde

Em um mercado que tem muito a oferecer, os profissionais de saúde desejados são os que apresentam maior interesse em buscar recursos de especialização para atender a demanda de pacientes. Os atributos almejados não são somente relacionados a capacitação dentro da área de atuação, mas também os que se referem a outras áreas e aspectos do atendimento em saúde, de modo que se possa ter um profissional completo.

         Proatividade.

         Interesse.

         Responsabilidade.

         Atenção a segurança própria e dos pacientes.

         Bom desempenho em equipe.

Também são algumas das qualidades procuradas pelos hospitais e clínicas na hora de contratar. E assim, como se pode ver, a postura profissional também conta, portanto, fique atento e se engaje em oferecer sempre o melhor de si.

E para não deixar nenhuma das nossas novidades passar despercebida, siga a nossa plataforma e receba as nossas atualizações sobre mercado de trabalho e especialização.


Deixe seu comentário